TUMORES CEREBRAIS E DO CRÂNIO

O que é um tumor cerebral ou do crânio?

      Os tumores são causados por uma multiplicação anormal das células gerando massas não funcionantes dentro do Sistema Nervoso Central (SNC) ou na calota craniana. Especificamente  no SNC essas patologias possuem grande gama de origem e de comportamento. Atingem todas as idades e todas as estruturas nervosas do nosso corpo. Suas causas ainda são desconhecidas. Atribui-se a ocorrência, principalmente, a alterações genéticas. A atuação de fatores externos físicos, químicos ou infecciosos ainda não está bem estabelecida.

Como dividem-se os tumores cerebrais?

     Didaticamente, podemos dividir os tumores do Sistema Nervoso Central de duas maneiras. A primeira os define em primários ou secundários. Os primeiros são aqueles que têm sua origem dentro do próprio cérebro ou medula. As células nervosas passam a sofrer multiplicação anômala dando origem as massas neoplásicas. Já os segundos são aqueles que nascem em outro órgão do corpo e alcançam o SNC, geralmente, pelo sangue. São denominados de metástases. Esses são o tipo de câncer mais comum do cérebro. Optei por um outro modelo de divisão pois acho que facilita no momento de definir o tratamento. Agrupei os tumores cerebrais em dois conjuntos: malignos ou benignos. São as formas mais utilizadas para se discutir os casos com os pacientes.

 

 

 

Um terceiro tipo compreende as lesões exclusivas da calota craniana. São denominadas de tumores ósseos do crânio, podendo esses ser, também, malignos ou benignos.

Quais os sintomas de um tumor cerebral e do crânio?

     O sintomas mais característico de todos tumores cerebrais é a famosa dor de cabeça. Entretanto, devido a localização ou tamanho também podem produzir crises convulsivas, hidrocefalia ou déficits neurológicos. Já na calota craniana, tais lesões manifestam-se sob a forma de massas muitas vezes indolores ou por deformidades da configuração óssea convencional.

O que fazer na suspeita de um tumor cerebral?

     Na suspeita de um tumor cerebral ou de crânio é de fundamental importância realizar um exame complementar. Para isso converse com seu médico ou marque já sua consulta. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor são as chances de cura. Muitos tumores são inoperáveis. Entretanto, biópsia cirúrgica é, quase sempre necessária, para se estabelecer a melhor terapia.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1