TUMORES CEREBRAIS MALIGNOS

Características

       O Sistema Nervoso Central possui grande gama de tumores. Esses podem ser benignos ou malignos. Esse último tipo engloba os tumores mais agressivos do corpo humano. Entre os mais comuns dois merecem destaque. As metástases cerebrais e o glioblastoma multiforme. Os primeiros dizem respeito a células tumorais oriundas de outras partes do corpo que, via circulação sanguinea, se alojam no cérebro. Suas origens mais comuns são pulmões e mamas. As metástases são os tumores mais comuns que ocorrem no encéfalo. Já os segundos, são neoplasias que se originam das próprias células nervosas. Portanto, eles estão enraizados no cérebro.

Clínica e Diagnóstico

        O sintoma de maior destaque em todos os tipos de tumores cerebrais malignos é a dor de cabeça. Essa é um pouco diferente daquela conhecida cefaléia descrita como enxaqueca. Geralmente, se manifesta mais durante a manhã ao se levantar da cama. Pode vir acompanhada de náuseas e / ou vômitos e, até mesmo, crises convulsivas.

O diagnóstico é obtido durante consulta médica ao ser solicitado um exame de imagem. Esse pode ser uma tomografia de crânio ou uma ressonância de encéfalo.

Tomografia normal

Tomografia anormal

Tratamento

     Geralmente, o tratamento indicado para tumores cerebrais malignos é a cirurgia. Entretanto, em alguns casos, devido a complicada localização da neoplasia, opta-se por tratamento conservador. Muitas vezes a radioterapia é de grande valia. Se você está com dúvidas ou já possui o diagnóstico marque já uma consulta. Muitos possuem bom prognóstico, desde que tratados brevemente.

 

 

 

     Acima está uma imagem de um procedimento cirúrgico para um tumor cerebral maligno. Observe a neoplasia circulada pela linha branca e o tecido cerebral normal pela preta. Perceba que as características são muito semelhantes, necessitando de uma visão muito treinada para distinguir a lesão do cérebro não afetado. Se você permaneceu com dúvidas, me contate ou marque sua consulta. Será um prazer ajudá-lo(a).

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1