HIDROCEFALIAS

O que é hidrocefalia?

     Para entender o que é uma hidrocefalia é importante, primeiramente, entender de onde e como se movimento a liquido que envolve o nosso cérebro e o protege. Esse é chamado de liquor ou liquido cefalo-raquidiano. Os ventrículos são cavidades intracerebrais responsáveis pela formação do liquido cefalorraquidiano (LCR). O sistema ventricular envolve 04 estruturas. Os dois ventrículos laterais que se ligam ao III ventrículo através do forame de Monro e o IV ventrículo que se conecta ao III ventrículo através do aqueduto cerebral. A partir daí o LCR avança para a medula via forames de Luschka e Magendie. A estrutura responsável pela fabricação do LCR é o plexo coroide e esse está mais concentrado dentro dos ventrículos laterais.Quando tal confecção ou o movimento do liquor estão prejudicados ou interrompidos os ventrículos passam a acumular uma maior quantidade de LCR. Consequentemente, seu tamanho aumenta, caracterizando uma circunstância denominada de hidrocefalia. Tal crescimento ventricular pode ser causado por tumores, infecções ou por mal formações do desenvolvimento cerebral.

Clínica e Diagnóstico

     Os sintomas vão depender do tempo de instalação da hidrocefalia. Se essa ocorrer de forma aguda, clínica de aumento da pressão intracraniana será vista. Ou seja, o paciente terá cefaléia, náuseas, vômitos e poderá ter sua consciência reduzida. Tal situação é considerada uma emergência neurocirúrgica. Se o aumento ventricular por acúmulo de líquor se der de forma crônica, o tecido cerebral e suas funções vão se adaptando paulatinamente a tal condição. Isso gerará sintomatologia mais inespecífica. Uma patologia que se enquadra nesse grupo é a hidrocefalia de pressão normal.  O diagnóstico é clínico e auxiliado por um exame de imagem.

Tratamento da hidrocefalia

    O tratamento vai depender da causa. Pode ser usada técnica conhecida por derivação ventricular. Nessa, um cateter é colocado no interior de um dos ventrículos e se faz uma conexão externa ou para a barriga. Isso é feito com o intuito de drenar o líquido em excesso aliviando a pressão intracraniana.

        Caso permaneça com dúvidas marque já sua consulta.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna 

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1