TUMORES CEREBRAIS BENIGNOS

Características

      Os tumores cerebrais dividem-se em dois grandes grupos : os malignos e os benignos. Os segundos envolvem neoplasias que não se desenvolvem no interior do cérebro mas sim em sua superfície. Possuem um comportamento menos agressivo por não estarem enraizados. O representante mais comum desse grande grupo é o meningioma. Esse é um tumor mais comum em mulheres e que se desenvolve a partir da meninge, a camada exterior que protege o cérebro. Cito como outros exemplos os adenomas de hipófise, os hemangioblastomas, os neurinomas do acústico e os subependimomas.

Fonte : Frank Netter

Clínica e Diagnóstico

       Os sintomas associados aos tumores cerebrais benignos é dor de cabeça, podendo essa estar acompanhada de náuseas e/ou vômitos e até crises convulsivas. O diagnóstico é obtido através de tomografia de crânio ou ressonância de encefálo

 

 

Exame de imagem normal

Exame de imagem anormal

Tratamento

   O tratamento geralmente é cirúrgico. Entretanto, muitas vezes, em virtude da localização da neoplasia opta-se por terapia conservadora. Radioterapia e quimioterapia raramente estão indicadas. A excisão cirúrgica completa está associada a altos índices de cura. Se você possui sintomatologia semelhante marque já sua consulta.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1