top of page
  • Foto do escritorRafael Oliveira

Artrodese lombar interfere nos movimentos da coluna?


Artrodese lombar interfere nos movimentos da coluna?

O objetivo básico de uma artrodese é a fusão de dois ou mais corpos vertebrais para fixar determinado segmento da coluna gerando estabilidade. Os motivos para se indicar uma artrodese são variados desde fraturas vertebrais até comprometimento ósseo por cânceres invasivos.

De modo geral, quando um paciente é submetido a uma artrodese ele terá fixadas, no mínimo, duas vértebras. Fala-se, então, que houve a fixação de um (01) nível. Em outras palavras, duas vértebras fusionadas correspondem a um nível. Caso seja necessário fixar três vértebras, diz-se que houve a fusão de dois níveis. Caso seja necessário fixar quatro vértebras, diz-se que houve a fusão de três níveis e assim sucessivamente. Uma das maiores dúvidas dos pacientes quando submetidos a uma artrodese lombo-sacra paira sobre a funcionalidade pós procedimento. Fixar vértebras nessa regi ão afeta a percepção de mobilidade da coluna?

Obviamente a resposta para esse questionamento é muito subjetiva visto que exames complementares não são capazes de medir tal condição e os pacientes não são uniformes em retratar o que acabam sentindo ou percebendo. Todavia, um estudo de coorte retrospectivo movido por Kimura et al (1) tentou traduzir de uma forma bastante prática essa questão. Foram questionados alguns pacientes submetidos a fusão cirúrgica de 1 a 4 níveis da coluna lombar com um follow up de no mínimo 2 anos. Também foram incluídos no estudo pacientes que sofreram descompressão cirúrgica da coluna lombar sem artrodese. Os pesquisadores encontraram os seguintes resultados.


· Cirurgia para descompressão da coluna sem artrodese / Fusão de 1 nível (2 vértebras) – Os pacientes referiram não haver nenhum prejuízo nas atividades diárias;


· Fusão de 2 níveis (3 vértebras) - Os pacientes referiram não haver nenhum prejuízo para quase nenhuma atividade diária. Relataram somente alguma dificuldade para “pegar certos objetos”;


· Fusão de 3 níveis (4 vértebras) - Os pacientes referiram dificuldades para cortar as unhas, sentar no chão, subir escadas e se abaixar;


· Fusão de 4 níveis (5 vértebras) - Os pacientes referiram dificuldades para realizar quase todas as tarefas da vida diária.


Obviamente se trata de um estudo retrospectivo de coorte. Todavia, embora essa análise retrate algo extremamente subjetivo e difícil de ser mensurado, já podemos ter alguma orientação sobre o tema.

328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page