Entendendo o mini-mental
- Rafael Oliveira
- 15 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) ou teste de Folstein (1, 2) é uma avaliação largamente utilizada para verificar possíveis quadros demenciais de forma rápida, objetiva e enxuta. Devido a sua fácil aplicação é muito empregado em consultórios médicos. Obviamente, o diagnóstico não deve restringir-se a essa pequena análise. Todavia, seus resultados podem orientar condutas mais especializadas ou colocar sob inspeção mais rígida um paciente com quadro clínico muito sugestivo.
De modo geral, o MEEM divide-se em duas etapas. A primeira procura avaliar a orientação, memória e atenção. Soma, no total, 21 pontos. A segunda analisa habilidades específicas como nomeação e compreensão. Seu resultado máximo é 9 pontos. As duas fases somam 30 pontos. Quanto maior a pontuação de um paciente, melhor seu desempenho cognitivo. Um problema de tal exame e que, muitas vezes, gera críticas agudas é a necessária adaptação do resultado ao grau de escolaridade do individuo. Uma pessoa mais letrada deverá, necessariamente, alcançar patamares mais elevados. Desse modo, é indispensável moldar-se os pontos obtidos com os anos de efetiva escolaridade do paciente.
Na prática, aplica-se o teste à pessoa com suspeita de quadro demencial. Considera-se como normal o paciente que alcança mais de 25 pontos. Suspeita-se de perda cognitiva leve quando o escore está entre 21 e 24 pontos, moderada, entre 10 e 20 e grave menor ou igual a 9. Após, agrega-se a escolaridade. Para indivíduos altamente alfabetizados desconfia-se de uma possível demência se a pontuação for menor que 24 (3). Para pessoas com ensino fundamental a suspeita deve ser aguçada se o resultado for menor que 18. E para analfabetos, inferior a 14. Portanto, é indispensável um ajuste que torne os números mais fidedignos e sustente uma investigação mais detalhada. Geralmente, pacientes com Doença de Alzheimer confirmada posteriormente por investigação complementar encontram dificuldades em responder os questionamentos sobre orientação.
Apesar de do MEEM tratar-se de um teste com certas limitações, em âmbito ambulatorial pode ser um útil aliado no screening de quadros demenciais.




Gostaria de saber si esse tipo de mini exame psicológico mental serve como comprovante da minha saúde mental? Ou tenho que fazer um exame mais avançado?
Como faço para receber um certidão ou certificado do teste que eu fiz agora por último fiz 30 pontos acima de 27 é considerado normal diz ali no mini exame psicológico mental.