• Rafael Oliveira

Quando anticoagular um paciente com AVC isquêmico?



Acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico ocorre quando um pequeno trombo entope um vaso sanguíneo, geralmente originário de arritmias cardíacas (fibrilação atrial). A falta de oxigênio e nutrientes para certa região pode gerar lesões irreversíveis e, inclusive, morte. Uma terapia consagrada para tal condição representa promover a anti-coagulação farmacológica. Afinal, nada mais lógico que deixar o sangue com maior fluidez para reduzir os riscos de um novo entupimento. Todavia, decidir o momento exato para iniciar-se tal terapia é motivo de inúmeras discussões e dúvidas. Um prelúdio precoce poderá ser fator causal de graves sangramentos cerebrais, ao passo que adiar tal conduta pode predispor a liberação de novos trombos.

Estudos atuais têm, cada vez mais, avaliado a anti-coagulação em AVC isquêmico. O The Cochrane Database of Systematic Reviews publicou uma meta-análise com 23.748 participantes afirmando que tal terapia, definitivamente, diminui AVC recorrente, embolia pulmonar e trombose venosa profunda. Contudo, aumenta o risco de hemorragias encefálicas, não sendo assim, aconselhada em isquemias agudas (1). O tempo perfeito para iniciar-se um anti-coagulante ainda não está bem definido. É de práxis instituir esse tratamento entre uma a duas semanas após o evento agudo, sendo que em acidentes isquêmicos transitórios (AIT) e infartos com comprometimento territorial pequeno poucos dias são suficientes para prescrever tal manejo (2).

A grande discussão dessa terapia envolve o risco de novo tromboembolismo versus o risco de hemorragias secundárias. Na prática, quando o primeiro ultrapassa o segundo, a anti-coagulação está indicada. No entanto, a dificuldade encontra-se em definir, indubitavelmente, esse tempo, visto que ele é excessivamente é variável ( 3 a 21 dias) e depende do tamanho do infarto e de fatores individuais. Vale relembrar que novos fármacos encontram-se disponíveis para tal tarefa, apresentando resultados semelhantes à tradicional varfarina, mas com maior facilidade de controle clínico (3).


16 visualizações
Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1