top of page
  • Foto do escritorRafael Oliveira

Quando anticoagular um paciente com AVC isquêmico?



Acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico ocorre quando um pequeno trombo entope um vaso sanguíneo, geralmente originário de arritmias cardíacas (fibrilação atrial). A falta de oxigênio e nutrientes para certa região pode gerar lesões irreversíveis e, inclusive, morte. Uma terapia consagrada para tal condição representa promover a anti-coagulação farmacológica. Afinal, nada mais lógico que deixar o sangue com maior fluidez para reduzir os riscos de um novo entupimento. Todavia, decidir o momento exato para iniciar-se tal terapia é motivo de inúmeras discussões e dúvidas. Um prelúdio precoce poderá ser fator causal de graves sangramentos cerebrais, ao passo que adiar tal conduta pode predispor a liberação de novos trombos.

Estudos atuais têm, cada vez mais, avaliado a anti-coagulação em AVC isquêmico. O The Cochrane Database of Systematic Reviews publicou uma meta-análise com 23.748 participantes afirmando que tal terapia, definitivamente, diminui AVC recorrente, embolia pulmonar e trombose venosa profunda. Contudo, aumenta o risco de hemorragias encefálicas, não sendo assim, aconselhada em isquemias agudas (1). O tempo perfeito para iniciar-se um anti-coagulante ainda não está bem definido. É de práxis instituir esse tratamento entre uma a duas semanas após o evento agudo, sendo que em acidentes isquêmicos transitórios (AIT) e infartos com comprometimento territorial pequeno poucos dias são suficientes para prescrever tal manejo (2).

A grande discussão dessa terapia envolve o risco de novo tromboembolismo versus o risco de hemorragias secundárias. Na prática, quando o primeiro ultrapassa o segundo, a anti-coagulação está indicada. No entanto, a dificuldade encontra-se em definir, indubitavelmente, esse tempo, visto que ele é excessivamente é variável ( 3 a 21 dias) e depende do tamanho do infarto e de fatores individuais. Vale relembrar que novos fármacos encontram-se disponíveis para tal tarefa, apresentando resultados semelhantes à tradicional varfarina, mas com maior facilidade de controle clínico (3).


238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page