CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS

O que são cirurgias minimamente invasivas?

     São procedimentos cirúrgicos onde toda a cirurgia é realizada através de uma punção ou via um pequeno corte, geralmente, de 1 cm.

     Podem ser utilizadas para o tratamento de hérnias discais, fraturas da coluna vertebral e, até mesmo, para colocação de parafusos.

    Possuem algumas vantagens em relação aos tradicionais procedimentos. As principais são o menor tempo cirúrgico e de hospitalização. Muitas vezes são procedimentos ambulatoriais, ou seja, a alta é dada no mesmo dia. E, em cirscunstâncias especiais, podem ser executados com anestesia local.

 

 

       A primeira imagem mostra, circulado de vermelho, uma fratura na segunda vértebra lombar. Antigamente, isso só poderia ser corrigido através de ampla cirurgia aberta com colocação de parafusos. Na segunda imagem observa-se procedimento minimamente invasivo onde uma cânula é introduzida por um corte de 1 cm. Em seguida, utilizando esse pequeno cano, infla-se um balão no interior do osso fraturado. Após, preenche-se a vértebra com acrílico. Muitas vezes, o osso retorna a sua forma original, se o procedimento for feito precocemente. Tal cirurgia é conhecida por cifoplastia. Outra alternativa para pequenas cirurgias é a já conhecida radiofrequência. Essa técnica é amplamente utilizada para dores nas costas ou cervicais.

    Obviamente, nem todos os casos são passíveis te tais procedimentos. Para uma definição mais apurada, marque já sua consulta. Quem sabe esse moderno estilo cirúrgico seja viável para você?

 

 

 

 

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1