HÉRNIAS DE DISCO

Características

          O disco intervertebral funciona, basicamente, como um amortecedor entre as vértebras. Ele é formado por uma parte cartilaginosa rígida, chamada de anel fibroso e outra amolecida, conhecida como núcleo culposo. Muitas vezes, processos degenerativos discais geram pequenas rupturas das fibras anelares, fato esse que não caracteriza herniação de disco.

          As hérnias de disco ocorrem quando o anel fibroso se rompe, liberando o amolecido núcleo pulposo. Esse, ao apertar uma raíz nervosa próxima gera um terrível quadro doloroso com irradiação para braços sou pernas dependendo do nível afetado. 

 

          

Clínica e Diagnóstico

      A sintomatologia irá variar se o nível afetado for cervical, torácico (dorsal) ou lombar. Como essa última região é mais comumente comprometida o clássico sintoma é a famosa ciatalgia. Essa nada mais é que uma dor com inicio na lombar acompanhada de irradiação para uma ou ambas as pernas. Pode ocorrer alteração de sensibilidade e redução de reflexos. Caso a hérnia desenvolva-se a nível cervical, a irradiação dolorosa ocorrerá para um dos braços. As lesões discais torácicas são mais incomuns e causam, geralmente, queixas álgicas inespecíficas. Independe da região afetada, o diagnóstico é confirmado através de um exame de imagem sendo o mais indicado a ressonância nuclear magnética de coluna lombo sacra, dorsal ou cervical.

Tratamento

     Na grande maioria dos casos o tratamento inicial é conservador através de exercícios para reforço da musculatura paravertebral e analgesia. Em poucos casos, onde se dá falha da terapia conservadora ou existe déficit de força, cirurgia está indicada.

     Se você possui dor lombar ou cervical que corre para uma ou ambas as pernas ou braços marque já sua consulta. Não perca tempo. 

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1