TUMORES DA COLUNA VERTEBRAL

Anatomia da Coluna Vertebral

     A coluna vertebral é formada por uma parte óssea conhecida por vértebras. Essas prendem-se umas as outras através de ligamentos e são articuladas por uma estrutura denomida faceta articular. Entre cada vértebra está localizado um pequeno sistema de amortecimento chamado de disco intervertebral. Quando as vértebras se unem formam um tipo de cano. Esse é chamado de canal vertebral. E por dentro dessa proteção óssea passam a medula e os nervos. Tais estruturas são revestidas por uma membrana conhecida por dura-máter. É mais uma defesa para o nobre conteúdo que é guardado pela coluna vertebral.

Tipos de Tumores da Coluna Vertebral

     Assim, após compreender a anatomia da coluna vertebral, é possível avaliar os tipos de tumores que podem comprometê-la. Para questões didáticas irei dividir tais neoplasias em três tipos. Os primeiros englobam os tumores extradurais. Esses, por definição, não possuem nenhum contato com a medula. Apenas a comprimem. As neoplasias mais comuns nesse grupo são as metástases espinhais. Entretanto, embora raros, também podem se desenvolver tumores primários. Os tumores intradurais e extramedulares são o segundo tipo. Eles têm sua origem dentro da dura máter, porém não invadem a medula. Os exemplos mais corriqueiros seriam os meningiomas e os neurinomas. E o terceiro e último tipo são os tumores intramedulares. Esses se desenvolvem no interior da medula. Os astrocitomas são os mais frequentes nesse grupo. O cordoma sacral é um outro tipo de tumor primário, extradural, que pode afetar a coluna vertebral.

1 - Tumor intramedular

2 - Tumor extramedular, intradural

3 - Tumor extradural

1

2

3

Clínica e Diagnóstico

     A sintomatologia vai variar com a altura da medula comprometida. De uma modo geral, ocorre redução ou perda de força e sensibilidade nos membros. O diagnóstico é obtido através da ressonância de coluna.

Tratamento

     O tratamento geralmente é cirúrgico. Pode variar de uma simples biópsia para retirada de um pedaço para análise até uma artrodese. Caso possua tal diagnóstico ou suspeita marque uma consulta para análise.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1