METÁSTASES ESPINHAIS

Características

     Entende-se por metástase um tumor com origem em outro órgão do corpo que, geralmente, pela circulação sanguinea atinge estruturas a distância. A grande maioria das neoplasias metastáticas que afetam a coluna iniciam nos pulmões ou mamas. E cerca de 10% dos pacientes com câncer irão desenvolver esse tipo de lesão secundária. A coluna torácica é a mais afetada.

Clínica e Diagnóstico

     Suspeita-se de neoplasia metastática de coluna vertebral quando um paciente com conhecido câncer primário desenvolve dor nas costas persistente. Esse é o primeiro sintoma em 95% dos casos. E pode ocorrer piora a noite o que é um achado muito característico. Ocorrendo fratura ou compressão da medula e nervos pode-se observar alteração de força, de sensibilidade e deficiências urinárias e para evacuar. A confirmação diagnóstica é obtida através da realização de um exame de imagem como ressonância magnética ou tomografia computadorizada

Tratamento

     Caso não sejam evidenciados sintomas neurológicos, somente dor lombar, o tratamento inicial, geralmente, é  radioterapia.  A cirurgia é reservada a pacientes onde  a origem do tumor primário é desconhecida, se existe instabilidade na coluna ou se a radioterapia não obtém o resultado desejado. Caso opte-se por terapia invasiva a artrodese de coluna é bem comum.

      Em indivíduos onde existem sinais e sintomas neurológicos considera-se uma urgência médica. Um serviço especializado ou o médico de sua confiança devem ser procurados pois a terapia deve ser imposta o quanto antes. Inicia-se com corticóide e, quase todos os casos, vão necessitar de cirurgia seguido de radioterapia. Caso permaneça com dúvidas, marque sua consulta.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1