top of page

Fratura de cóccix

  • Foto do escritor: Rafael Oliveira
    Rafael Oliveira
  • 14 de fev.
  • 2 min de leitura

ree

O cóccix é um osso localizado no final da coluna vertebral. Possui um aspecto triangular e é dividido em ápice, base, superfícies anterior, posterior e laterais. Liga-se ao sacro pela articulação sacro coccígea e serve de inserção para vários músculos, tendões e ligamentos. Geralmente é formado por quatro vértebras fundidas que são chamadas de Co1, Co2, Co3 e Co4.

Maigne et al (Jean‑Yves Maigne 1 · Levon Doursounian2 · Frédéric Jacquot2. Classification of fractures of the coccyx from a series of 104 patients Vol.:(0123456789)1 3European Spine Journal  https://doi.org/10.1007/s00586-019-06188-7) identificaram três tipos principais de fraturas de cóccix:

 



·      Tipo 1 (Fratura em flexão) – Secundária a uma queda ou um golpe direto na junção sacrococcígea. A fratura pode envolver S5 ou a primeira vértebra coccígea (Co1) quando essa está fundida a S5. O mecanismo provavelmente é flexão forçada do sacro inferior ou do cóccix superior. Geralmente causa deslocamento anterior da peça.


·      Tipo 2 (Fratura por compressão) – Secundária a uma compressão da primeira vértebra coccígea independente, ou seja, Co2 ou Co1, quando essas não estão fundidas a S5. A linha de fratura é vertical, estendendo-se da parte superior para a placa da extremidade inferior. Portanto, eram fraturas intra-articulares.


·      Tipo 3 (Fraturas de extensão) - São fraturas obstétricas. O cóccix inferior está envolvido e o mecanismo provável é uma extensão forçada do cóccix ocorrendo durante o parto. A peça coccígea se direciona de forma posterior.



ree

Tratamento

 

Inicia-se com terapias conservadoras como uso de almofadas específicas, fisioterapia e analgesia. Caso não ofereça resultados, coccigectomia pode ser considerada. Maigne et al sugerem três meses de terapia conservadora. Alguns autores optam por infiltrações antes da cirurgia.



Almofada para tratamento
Almofada para tratamento

Comentarios


Dr Rafael Oliveira
2025 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1

Todo o conteúdo do site é meramente informativo não devendo ser utilizado em nenhuma hipótese para fins diagnósticos ou terapêuticos. CONSULTE SEMPRE SEU MEDICO PARA ESSES FINS
bottom of page