ENCEFALITE VIRAL

Características

     A encefalite viral consiste na inflamação do parênquima cerebral, ou seja, de todo o cérebro. Diferencia-se, desse modo, das meningites virais que só afetam as meninges, os envoltórios de proteção do encéfalo. O vírus mais comumente implicado em tal circunstância é o herpes simples.

Clínica e Diagnóstico

   A clínica característica envolve febre, dor de cabeça e alteração do nível de consciência. Essa mudança do estado mental pode variar de delírio discreto a coma. Outros déficits neurológicos também podem ser encontrados, como ataxia, alteração de força e dos movimentos e convulsões. O diagnóstico é obtido por análise do líquor e por ressonância de encefálo. Nessa pode-se observar aumento de sinal em T2, que caracteriza sinal de inflamação.

Tratamento

     O tratamento deve ser feito com aciclovir, pois atua reduzindo a morbi mortalidade. Deve ser instituído assim que o diagnóstico é suspeitado. Os sintomas geralmente resolvem-se dentro de semanas. Entretanto, podem permanecer sequelas que variam de leves a graves. É uma condição médica que necessita avaliação e terapia precoces.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1