MENINGITE VIRAL

O que é meningite viral?

     As meningites, ou encefalites, virais ocorrem quando se dá uma infecção viral das meninges. Os agressores mais comuns são o enterovírus e o vírus do herpes simples. Entretanto, muitas vezes, não consegue-se isolar o patôgeno.

Clínica e diagnóstico das meningites virais

   Os sintomas mais característicos são febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Entretanto, podem ocorrer manifestações gerais como mialgia, náuseas, vômitos, diarréia e erupções cutâneas. O diagnóstico é dado através da análise  do líquor. Em pacientes HIV positivos a pleocitose esperada no liquor pode não ser vista. Exames de imagem raramente colaboram com o diagnóstico. Servem para diferenciar tais condições da encefalite viral.

Tratamento das meningites virais

    As meningites virais são doenças auto-limitadas, ou seja, apresentam resolução espontânea. Deve-se proporcionar tratamento de suporte com analgésicos, antieméticos e hidratação. A recuperação total se dá dentro de 1 a 2 semanas. Vale relembrar que acompanhamento médico é essencial visto que podem ocorrer sequelas gravíssimas. Geralmente se faz uso de aciclovir 10mg/kg de 8/8 horas por 14-21 dias (ampola com 250mg). Caso não esteja disponível aciclovir deve-se prescrever ganciclovir 5mg/kg a cada 12 horas. O uso de corticóide ainda é controverso. Os benefícios do uso de aciclovir para encefalite herpética foi confirmado através de estudo randomizado com 208 participantes.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna Vertebral

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1