DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS

Características

      Motivo de pânico para várias pessoas, as demências tem sido, cada vez mais, diagnosticadas. Entende-se por demência a perda da capacidade intelectual previamente adquirida, grave o suficiente para interferir no comportamento social ou laborativo. Dentre tais patologias, a que representa a grande maioria dos casos é a Doença de Alzheimer. Podemos também destacar as demências vasculares, secundárias a outras patologias, Doença de Huntington e por deficiência de vitaminas ou outros minerais.

Fonte : Instituto Nanocell

Clínica e Diagnóstico

     O diagnóstico é clínico. O principal sintoma é o esquecimento, sendo esse progressivo. É importante também avaliar a velocidade de instalação dos sintomas. Se esses ocorrerem rapidamente nos remete a carência de alguma substância importante para o organismo. Um teste rápido e adequado para ser aplicado a nível ambulatorial é o Mini Exame do Estado Mental (MEEN). Embora possua algumas limitações pode ajudar, sugestionando um diagnóstico ainda não muito perceptível ou conhecido.

 

 

Tratamento

         O tratamento medicamentoso não é muito efetivo. O interessante é que, hoje em dia, inúmeros trabalhos defendem o uso de dietas específicas para melhora cognitiva. E esses têm demonstrado impressionante melhora. Se você quiser aprofundar sobre esse assunto marque logo sua consulta. A avaliação de um profissional especializado é muito importante.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1