ANEURISMA CEREBRAL

O que é um aneurisma cerebral?

       Aneurismas cerebrais são pequenos balões que se formam nas peredes dos vasos sanguineos secundários a defeitos na resistência das camadas que compõe tal estrutura. Tendem a surgir em regiões mais fragilizadas anatomicamente, ou seja, onde o sistema vascular realiza suas curvas. Essas alterações das paredes dos vasos se manifestam, principalmente, quando se rompem. Geram, nessa circunstância uma condição extremamente grave chamada de hemorragia subaracnoidea.

Clínica e diagnóstico dos aneurismas cerebrais

   De um modo geral, os aneurismas são assintomáticos. Podem ser encontrados ocasionalmente quando algum exame cerebral é feito por outro motivo ou suspeita. Entretanto, quando rompem, geram grande gama sintomatológica. Muitos pacientes referem que inicia com a dor de cabeça mais forte sentida na vida. Pode seguir com perda de consciência, náuseas e/ou vômitos. Muitos indivíduos vão a óbito antes de chegar ao atendimento médico.

Fonte : Frank Netter

      É de suma importância, na suspeita da existência de um aneurisma rompido, procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico é obtido através de um exame de imagem, principalmente tomografia de crânio. Confirmada a hemorragia subaracnoidea, deve-se realizar um exame conhecido por angiografia cerebral. Nele é possível identificar o tamanho e a localização exata da doença vascular. 

Qual o tratamento dos aneurismas cerebrais?

   O tratamento, de um modo geral, é cirúrgico ou via embolização. Aliás, a opção por um desses manejos está associada a grandes dúvidas, inclusive para profissionais treinados. Em circunstâncias onde o quadro é extremamente grave, pode-se optar por estabilização do paciente para, posteriormente, analisar a viabilidade de uma cirurgia. Em aneurismas não rotos achados ocasionalmente, a indicação de um procedimento cirúrgico dependerá do tamanho da lesão. De um modo geral usa-se como limite 5mm. Abaixo desse valor opta-se por acompanhamento com exames seriados e acima dessa medida indica-se cirurgia. Obviamente, isso é uma regra para simplificar o entendimento. O tratamento é individualizado e leva em consideração diversos fatores. Portanto, se existe a suspeita de aneurisma marque já sua consulta para uma análise minuciosa de seu caso.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1