TREMORES

Características dos tremores

     Os tremores são movimentos anormais, limitantes em muitos casos. Podem ser divididos em três tipos : o tremor de repouso, de movimento ou intenção e de posição. O primeiro engloba, basicamente, a Doença de Parkinson. O segundo é verificado quando existe patologias cerebelares. Desse modo, carrega consigo sintomatologia mais florida com dismetria, incoordenação e ataxia. O mais comum é o tremor de posição, sendo também chamado de Tremor Essencial ou Benigno. Trata-se do transtorno do movimento mais comum  em adultos, tendo forte componente genético.

   Clinicamente, apresenta tremor de ação simétrico em ambos os membros superiores, sendo, praticamente, postural. Em alguns casos, a cabeça e a fala também são afetados. Uma característica bem marcante é que a ingesta de álcool pode reduzir a sintomatologia.

      O tratamento pode ser feito com drogas de primeira linha como propranolol (80-240mg/dia) e primidona (50-300mg/dia) ou com fármacos secundários como topiramato (até 400mg/dia) e clonazepam (até 4mg/dia). Em casos com tremor grave e limitante pode-se indicar o instituição de toxina botulínica ou a talamotomia (tipo de procedimento cirúrgico).

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1