MONONEUROPATIAS DE NERVOS CRANIANOS

Características

     Os nervos cranianos, geralmente, são afetados de modo individual. Todavia, em certas ocasiões mais de um sofre lesão, gerando síndromes bem características. A neuralgia do trigêmio é uma alteração muito comum.

Paralisia de Bell

     Caracterizada pela fraqueza e paralisia do nervo facial em uma hemiface. Admite-se a causa idiop​ática, mas alguns sugerem haver relação com a vírus herpes simples. Podem ocorrer queixas sensitivas inespecíficas. O tratamento é feito com prednisona (1mg/kg/dia por 1 semana). Existem estudos que relatam melhor evolução ao associar aciclovir 400mg 5 vezes ao dia por 7 a 10 dias. O prognóstico é muito bom. Noventa por cento dos pacientes têm recuperação completa da função do nervo.

Síndrome de Ramsay Hunt

     A Síndrome de Ramsay Hunt é uma mononeuropatia do nervo facial, causada pelo vírus herpes zoster. O que lhe diferencia da Paralisia de Bell é a ocorrência de intensa dor na orelha que precede a fraqueza do nervo. Podem ser encontradas erupções vesiculares no meato acústico e a recuperação é, quase sempre, completa. O tratamento é feito com corticóide (1mg/kg/dia por 10 dias) e aciclovir 400mg 5 vezes ao dia por 7 a 10 dias.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna Vertebral

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1