HEMATOMAS INTRACRANIANOS

O que são os hematomas intracranianos?

    Doença ainda muito comum na prática, porém bastante evitável. Os hematomas intracranianos, também conhecidos por AVC hemorrágico, geralmente ocorrem em pacientes hipertensos com péssimo controle da pressão arterial. O uso constante de drogas e álcool também predispõe a essa terrível patologia. Aneurismas estão relacionados com a conhecida hemorragia subaracnoidea. Devido a alterações vasculares, os vasos tornam-se mais frágeis favorecendo seu rompimento e o consequente acúmulo de sangue entre as células nervosas. Tal circunstância causa danos, na maioria das vezes, irreversíveis e até mesmo fatais.

Fonte : Frank Netter

Clínica e Diagnóstico

     Geralmente, o principal sintoma é forte dor de cabeça. Essa pode ser seguida de diminuição de consciência e náuseas e/ou vômitos. Caso você presencie uma situação semelhante procure imediatamente atendimento médico para realizar uma tomografia de crânio.

Tomografia normal

Tomografia anormal

Tratamento

      A abordagem de um AVC hemorrágico irá depender de sua localização. Além disso, o tratamento de um sangramento intracerebral deve ser individualizado e vários estudo atuais sugerem o mesmo desfecho com o tratamento cirúrgico e conservador. Caso a hemorragia localiza-se na região infratentorial, os estudos atuais também sugerem postura diversa. Fato é que, em virtude da miscelânea de variáveis, é indicado conversar com seu médico a respeito da melhor terapia.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1