DEFICIÊNCIA DE APRENDIZADO (DISLEXIA)

O que é dislexia?

     Muitas crianças que ocupam a faixa de normalidade intelectual, apresentam grande dificuldade de aprendizado. Tal situação é conhecida por dislexia. Essa pode ser vista em até 20% das crianças. A origem de tal condição ainda não é bem explorada. Acredita-se que possa estar relacionada a redução de atividade de determinadas áreas cerebrais, como o córtex occipito-temporal.

Clínica e diagnóstico da dislexia

     Uma característica marcante de tal patologia é a frustração. A criança sente-se inferiorizada pelo fato de dispender esforço para o aprendizado e não obter resultados satisfatórios. Podem manifestar-se não querendo ir a escola. A dificuldade pode ocorrer na leitura, cálculo ou escrita. Testes laboratoriais e ressonância de encéfalo geralmente são normais. Para obtenção segura do diagnóstico é aconselhado que o paciente possua, pelo menos, dois desvios padrões abaixo da média para um ou mais domínios cognitivos.

Tratamento da dislexia

    O tratamento é focado para regimes alternativos de aprendizado com atenção especial e direcionada. O que muitos ainda não sabem é que já existem diversos estudos randomizados que associam uma dieta gordurosa orientada a uma melhora sintomatológica bem satisfatória. O prognóstico é bom.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1