TROMBOSE DE SEIOS VENOSOS

Características da Trombose de Seios Venosos

     Os seios venosos são as estruturas responsáveis por conduzir o sangue venoso para fora do cérebro. Como qualquer parte do sistema vascular encefálico, eles também estão propensos a certas patologias.

     A trombose de seio venoso é uma condição neurológica incomum, onde a fluidez normal do sangue acaba por ser obstruída. Com isso, passa a dar-se um acúmulo sanguíneo patológico com consequente ingurgitamento do tecido nervoso, edema e aumento da pressão intracraniana. Várias causas podem estar implicadas nessa condição, com destaque para : gestação, uso de anti-concepcionais, doença falciforme e estados hipercoaguláveis. Os seios mais comumente afetados são o sagital superior e o transverso esquerdo.

Clínica

    A maioria dos sintomas referidos devem-se ao aumento da pressão intracraniana. Entre eles destaque para cefaléia, náuseas, vômitos, convulsão, papiledema e visão borrada. Em alguns casos pode ocorrer comprometimento de pares cranianos. Pode manifestar-se, também,  como uma síndrome indistinguível do pseudotumor cerebral.

Diagnóstico

O diagnóstico é confirmado por exames complementares.

 

  • Tomografia de crânio  – Seios hiperdensos com hemorragias petequiais em “chama”.  Os ventrículo estão diminuídos em 50% dos casos. O “sinal da corda” (coágulos nas veias corticais) é patognomônico de trombose venosa cerebral, mas é muito raro.

 

  • Ressonância de encéfalo – Exame diagnóstico de escolha.

 

  • Punção lombar – Liquor, geralmente, com pressão de abertura aumentada.

 

  • Laboratório – Para investigação posterior de trombofilias.

Tratamento

     O tratamento para a trombose de seio venoso deve ser prontamente iniciado com anticoagulação com heparina e medidas para controle da pressão intracraniana se for o caso. Corticóides devem ser evitados pois estão associados a aumento da coagulação. A mortalidade é de, mais ou menos, 30%.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia e Coluna Vertebral
Porto Alegre - RS
Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1