RETARDO MENTAL

O que é retardo mental?

     O retardo mental é definido como a função intelectual abaixo da média. Usa-se como base um quociente intelectual (QI) menor que 70. Isso, geralmente, afeta o desempenho profissional e social. Sugere-se causa genética para tal condição. Entretanto, ainda não existe comprovação para essa afirmação.

Clínica e Diagnóstico

   Normamelmente, o retardo mental só é observado quando a criança começa a frequentar a escola. O desenvolvimento global é afetado fazendo com que o indivíduo não acompanhe as pessoas da mesma faixa etária em comportamento e aprendizado. Nos casos mais acentuados pode ocorrer dificuldade na aquisição da linguagem. O diagnóstico é basicamente clínico visto que exames complementares mostram-se, geralmente, normais.

Tratamento do retardo mental

 O tratamento engloba planejamento educacional adequado. A criança poderá ferquentar uma escola normal, desde que receba, em certos momentos, um pouco mais de atenção e dedicação. Para isso, pode ser interessante suporte psicossocial e dos familiares. O prognóstico é muito bom e a grande maioria dos pacientes integra-se de modo satisfatório na sociedade.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1