Praça Dom Feliciano 39 sala 1.401 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS - Brasil
rafael . neurocirurgia@gmail.com
(51) 3085.2695
Dr. Rafael Oliveira
Especialista em Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna Vertebral
POLINEUROPATIAS INDUZIDAS
O que são polineuropatias induzidas?
As polineuropatias induzidas ocorrem quando mais de um nervo é acometido ao mesmo tempo por um doença ou por um fator externo. Tais condições podem ser secundárias a diversas causas. Entre elas pode-se citar distúrbios metabólicos, nutricionais ou infecciosos. As situações geradoras mais comuns são a diabetes, o uso de drogas e a infecção por HIV.
Polineuropatia Diabética
Causada pela lesão gerada pelo excesso de glicose na corrente sanguinea. Mais de 50% dos pacientes diabéticos irão desenvolver algum grau de neuropatia. Geralmente, afeta mais os pés e pernas do que os membros superiores e é caracterizada por por dores, formigamentos e queimação. O diagnóstico é confirmado pela eletroneuromiografia (ENMG) e o tratamento é embasado em um controle rigoroso da glicemia. O uso de antidepressivos como amitriptilina ou paroxetina podem contribuir nos sintomas sensitivos.
Polineuropatia induzida pelo uso de drogas
Várias drogas estão associadas ao desenvolvimento de neuropatias periféricas tais como metronidazol, amitriptilina, fenitoína, nitrofurantoína, tálio, arsênico e medicamentos utilizados para tratamentos quimioterápicos.
Polineuropatia associada ao HIV
Estudos demonstram que 3 a 4% dos pacientes portadores de HIV irão desenvolver algum grau de neuroparia periférica. A ocorrência é mais comum nos pés e é caracterizada por dormência, dor e formigamento. É importante estar atento pois os medicamentos utilizados para tratar a AIDS também podem ser os causadores dos dirtúrbios nervosos.
Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna
Porto Alegre - RS