DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE COLUNA

Colchão e Coluna

 

É muito comum haver a dúvida de qual colchão é melhor para sua coluna. E hoje em dia existem diversos modelos com estilos e composições bem variadas. É importante destacar que, durante seu repouso, sua coluna deve ficar em posição fisiológica, ou seja, seguindo adequadamente sua curvatura. Portanto, não pode-se optar nem por colchões muito firmes nem por muito moles. Deve ter uma densidade intermediária, que seja de seu agrado e que respeite sua coluna. Pergunte pelos ortopédicos. De modo geral, eles são adequados para o seu uso. Um aviso. Evite os colchões de ar. Segundo estudos eles não distribuem seu peso de maneira correta durante o sono.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1840018/

Travesseiro e Coluna

 

Outra dúvida frequente é sobre o uso do travesseiro. Primeiramente é aconselhável esclarecer que a posição mais adequada para se dormir é de lado, com a pernas levemente encolhidas e com um travesseiro entre elas. Para a cabeça, esse deve manter sua coluna em posição fisiológica, ou seja, reta. Portanto, tem que ter altura e resistência suficiente para preencher o espaço entre seu ombro e sua cabeça. Tal medida pode variar entre 10 a 15cm. Travesseiros de pena geralmente não possuem a resistência adequada. Portanto, dê preferência aos preenchidos com borracha ou assemelhados.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3180478/

Gravidez e Dor nas Costas

 

É extremamente comum grávidas sentirem dores nas costas. Ocorre devido ao aumento do peso na barriga o que sobrecarrega de modo irregular a coluna.  Geralmente isso se dá na transição entre o 2 e 3 trimestres. Para amenizar essas desagradáveis sensações são indicados exercícios para fortalecimento das musculaturas das costas, do abdome e dos glúteos. Dê preferência as atividades dentro da água, tais como hidroginástica e natação. Evitar impacto sobre a coluna é muito importante. E um conselho já bem conhecido é manter controle rigoroso e adequado do peso agregado durante essa fase maravilhosa. Estudos também mostram que massagens são de grande valia.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3542201/

Mochila e Coluna

 

Todos os pais se preocupam com o excesso de peso que os pequenos necessitam carregar diariamente nas costas para estudar. E, a cada dia que se passa, as mochilas estão mais pesadas. Obviamente, a preferência é pelas que possuem rodinhas. Mas nem sempre isso é visto com bons olhos pelos coleguinhas. Portanto, se seu filho deseja levar mesmo aquele "trambolho" nas costas siga algumas dicas. Prefira as mochilas com alças acolchoadas e, se possível, que contenham uma cinta lombar de reforço. Ensine-o a posicioná-la adequadamemente na coluna torácica. Ou seja, logo abaixo da linha dos ombros. E não permita que ele carregue mais que 10 a 15% de seu peso no interior da mochila. Tomando esses pequenos cuidados você poderá estar evitando futuros problemas a seus filhos.

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22103728

Calor ou Frio para Dor nas Costas

 

Quando surge a terrível dor nas costas essa vem associada a uma dúvida. Coloco compressas quentes ou gelo para aliviar? Estudos tem, seguidamente, mostrado que o uso de calor está mais indicado e possui melhores resultados. Isso ocorre, provavelmente, devido a maior efetivade de relaxamento muscular vista a mais altas temperaturas. Você pode usar compressas aquecidas e umidecidas por 15 minutos até 6 vezes ao dia. Não existem evidências científicas que suportem o uso de frio em dores nas costas

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16641776

     Caso permaneça com dúvidas não exite em me enviar sua mensagem. Mas não esqueça. A consulta médica é a maneira mais adequada, efetiva e segura para esclerecer suas dificuldades. Marque já sua consulta.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1