CORÉIA

O que é coréia?

       A coréia é caracterizada por impulsos musculares rápidos e irregulares, involuntários e imprevisíveis. Em casos com sintomatologia exuberante, podem ocorrer movimentos com a cabeça. Quando a situação é mais leve, inquietação e incoordenação persistente são os sinais presentes. É muito importante destacar que a força está preservada e os sintomas desaparecem durante o sono. Existe um estilo de marcha chamada de "dançante" que é típica da doença. Essa é irregular, instável e com movimentos de inclinação.

     As etilogias da coréia podem ser hereditárias, devido a intoxicação medicamentosa, distúrbios vasculares (como AVC) e desarranjos clínicos (doenças reumatológicas, hematológicas ou endocrinológicas). O tipo mais conhecido é a "Coréia de Sydenham" considerada a manifestação neurológica da febre reumática.

         Se uma causa é identificável, o tratamento torna-se mais fácil e efetivo. Os fármacos mais utilizados podem atuar a nível da dopamina (haloperidol, clorpromazina ou carbamazepina)  ou no GABA (ácido valpróico).

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1