AUTISMO E TRANSTORNO DIFUSO DO DESENVOLVIMENTO

O que á autismo?

     Quem nunca ouviu falar o termo autismo? O Transtorno de Espectro Autista representa as pessoas com desenvolvimento anormal da linguagem, interações sociais distorcidas, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Caso algum dos critérios anteriores não seja satisfeito, têm-se o Transtorno Disseminado do Desenvolvimento não Especificado. Portanto, são condições semelhantes e, muitas vezes, difíceis de serem diferenciadas. Outro quadro semelhante ao autismo é a Síndrome de  Asperger mas essa não apresenta comprometimento da linguagem. Associa-se a origem dessa gama patológica a herança genética.

Clínica e diagnóstico do autismo

      Em relação a alteração de linguagem, as crianças até conseguem aprender novas palavras. Entretanto, a medida que as novidades vão sendo consolidadas, as antigas vão se perdendo. Ou seja, não se observa uma incrementação do vocabulário. Algo marcante é a relação interpessoal. Os autistas interagem com os outros indivíduos com ausência de sentimentos. Tratam as  pessoas como objetos. Possuem, também, grande dificuldade em adaptar-se a ambientes diferentes. Um fato bem curioso é que muitos portadores de tal patologia desenvolvem habilidades incomuns e fantásticas em certas áreas como cálculo, memória ou atividades artíticas. O diagnóstico é, basicamente, clínico, visto que os exames complementares são inespecíficos. Alguns especialistas sugerem avaliações genéticas e metabólicas. Alguns pontos de tratamento e acompanhamento exigem a realização da Escala Observacional de Diagnóstico de Autismo (ADOS)

Tratamento do autismo

     Terapia comportamental ainda é a primeira escolha para o tratamento. Medicamentos têm sido testados sem resposta satisfatória. Entretanto, pode ser úteis exclusivamente em sintomas secundários, tais como agressividade e auto-mutilação. Fato novo e que tem encontrado forte embasamento em estudos randomizados é o uso de dieta específica para crianças com autismo. E os resultados são surpreendentes. Se você gostaria de aprofundar sobre esse assunto e sobre terapia com ênfase alimentar marque já sua consulta. Pode ser, no mínimo, revelador.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1