Mal formações craniovertebrais

Visão Craniométrica Lateral

 

  1. Linha clivo canal de Wackenheim – Linha que se estende paralela a extensão do clivus. O odontóide deve ser tangencial ou estar abaixo dessa linha.

  2. Linha de Chamberlain – Linha que se estende anteriormente do palato duro até a margem posterior do forame magno. Mais da metade do odontóide acima dessa linha é considerado patológico.

  3. Linha de McRae – Linha traçada da parte anterior até a parte posterior do forame magno. Nenhuma parte do odontóide deve estar acima dessa linha. Medida mais acurada para se verificar impressão basilar.

 

Malformações craniovertebrais 

1) Platibasia – Representa um aumento da obtusidade do ângulo biesfenoidal, o que gera uma tendência ao nivelamento das fossas anterior e posterior do crânio. Tal fato pode resultar na redução da fossa posterior. Se isolada é assintomática.

 

2) Impressão Basilar – Deslocamento do forame magno em direção a fossa posterior. O clivus é elevado e a base do crânio passa a ter uma forma cupular. Normalmente está associada a Malformação de Arnold Chiari. Todavia, também pode ser vista nas Síndromes de Down e de Klippel Feil, em casos de artrite reumatoide e pós traumática.

 

3) Invaginação Basilar – Ocorre um deslocamento da coluna vertebral para dentro da fossa posterior. Geralmente está associada com a invaginação patológica do processo odontóide para dentro da fossa posterior, articulando-se com o clivus. Isso provoca uma endentação no tronco cerebral. A malformação de Arnold Chiari tipo 1 e a siringomielia estão associadas a invaginação basilar em 25 a 30% dos casos. Caso haja compressão anterior significativa, está indicada descompressão da fossa posterior associada a laminectomia cervical alta e abertura da dura máter. Alguns autores evitam abrir a meninge, mas a maioria concorda que essa abordagem melhora a descompressão. Alguns autores ainda sugerem a abordagem transoral para retirada do processo odontóide. Aproximadamente, 30% dos pacientes possuem resultado insatisfatório.

Dr Rafael Oliveira
2019 - Todos os direitos reservados
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1