top of page
Foto do escritorRafael Oliveira

“Neurônios Espelho”


“Neurônios Espelho”

Os “neurônios espelho” estão localizados no córtex pré motor e parietal inferior. Tem por função permitir o aprendizado por imitação. Em outras palavras, essa rede neuronal é acionada com o intuito de observar ou reproduzir o comportamento de um outro ser da mesma espécie. Dessa forma, trata-se de um mecanismo indispensável para que bebês e crianças realizem a modulação social.

Esses neurônios especializados ganharam destaque com o advento da tecnologia, sendo estudados afim de se verificar a sua atividade durante a exposição a telas como smartphones ou televisões. Sabendo que a atividade de recrutar neurônios no córtex pré frontal é modulada pelo contexto social (1), existe algum prejuízo encefálico quando crianças são constantemente expostas a essas novas tecnologias informativas?

Inicialmente, vale destacar que o mecanismo de espelhamento do sistema motor é acionado por gestos e ações sendo importante para desenvolver a comunicação e a linguagem (2). É fato que os “neurônios espelho” apresentam muito mais atividade quando estimulados por movimentos reais provenientes de outra pessoa fisicamente presente se comparado a gestos produzidos de forma virtual (3). A reatividade neuronal é maior quando uma criança observa a mobilidade e a linguagem de um ser real e palpável (4). Dessa forma, Pier Francesco Ferrari realizou estudos e conclui que, independente da idade, o cérebro humano é muito mais sensível a presença física de uma outra pessoa do que a um vídeo ou informe virtual. Ou seja, crianças constantemente expostas a tecnologias audiovisuais possuem maiores índices de déficits de linguagem e de relações interpessoais. Acabam por desenvolver uma condição conhecida por “vídeo déficit”, sendo que essa ocorre em menor escala em crianças tutoreadas por indivíduos reais (5). Em outras palavras, a tecnologia audiovisual (festejada por facilitar muito nossas vidas) se utilizada de forma desmedida deixa de estimular a contento conexões cerebrais importantíssimas (como os “neurônios espelho”) e, com isso, pode prejudicar de maneira impactante o desenvolvimento de nossas crianças.

332 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page